O Gerês é um dos locais mais genuínos em Portugal. É um misto de natureza e tradição. Prima pela riqueza das suas belíssimas paisagens, por entre serras, planaltos, vales, barragens, cascatas e uma fauna e flora riquíssima que se quer preservada.
Principais pontos de Interesse no Gerês
Este é um dos locais mais famoso do Gerês, e uma vez avistada a paisagem, percebe-se imediatamente o porquê. Montanhas, a albufeira da Caniçada, os rios que serpenteiam a serra, a confluência do Rio Cávado com o rio Caldo, a vegetação própria desta serra, ou a estonteante Portela do Homem…
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), único parque nacional de Portugal, abrange um território de 22 freguesias distribuídas pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e terras de Bouro. É uma das maiores atracções naturais de Portugal!
Vilarinho das Furnas era uma pequena aldeia da freguesia de S. João do Campo. A sua origem perde-se. Foi destruída em 1972 por uma barragem. Contudo, quando a barragem é esvaziada para limpeza ou quando desce o nível das águas em períodos de seca, podem ver-se ainda as casas, os caminhos e os muros da antiga aldeia.
A Marina de Rio Caldo é muito procurada pelos turistas que visitam o Gerês, graças a sua beleza paisagística e ás excelentes condições que oferece para a prática desportiva. Oferece actividades desportivas únicas a todos os seus visitantes e turistas, promovidas na albufeira da Caniçada.
Inserido numa paisagem rural aberta, o Santuário do Bom Jesus das Mós fica localizado no alto da freguesia da Carvalheira, no Gerês. Este Santuário acolhe fiéis de todo o concelho, num encontro de convívio social e sagrado.
São Bento da Porta Aberta é um santuário cristão Português, localizado em Terras de Bouro. Teve a sua origem em 1640, com a construção de uma pequena ermida. A designação de São Bento da Porta Aberta deve-se ao facto de a ermida ter sempre as suas portas abertas, servindo de abrigo aos viajantes.
Voltar a:
Escapadinhasno Gerês, recomendamos para si...