Com a sua vila lendária, com mais de 9 séculos de História, Arcos de Valdevez é detentor de um número infindável de monumentos históricos e etnológicos, que permitem ao visitante uma experiência única. Este vasto e rico panorama constitui o Património Arquitectónico Histórico e Cultural, onde a própria sobriedade dos montes e vales se alia à beleza das mais diversas manifestações artísticas. Castelos, Igrejas, Torres, Pontes, ermidas e vestígios de antigas civilizações, tudo aqui pode ser descoberto.
Principais pontos de Interesse em Arcos de Valdevez
Após um largo triangular onde se situam os antigos dormitórios para os peregrinos (hoje transformados num hotel), o santuário desenvolve-se numa alameda arborizada em escadaria, com cerca de 300 metros e 20 capelas, com cenas da vida de Cristo.
O Castelo de Melgaço foi construído no ano de 1170, sob o patrocínio do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
Situado na freguesia de Vila, no concelho de Melgaço, o Castelo de Melgaço foi a principal defesa raiana do Alto Minho, durante o século XII.
Situada na encantadora vila de Arcos de Valdevez, sobre o lindíssimo rio Vez, este monumento é um dos símbolos da região, parte integrante de uma paisagem bucólica de rara beleza.
Este Parque prima pela riqueza das suas belíssimas paisagens, por entre serras, grandes altitudes, planaltos, vales, barragens, cascatas e uma fauna e flora riquíssima que se pretende ser preservada. Para além de toda a beleza natural, é igualmente uma zona de importantes tradições e costumes.
A sua eira comunitária é um dos seus maiores atractivos, constituída por vinte e quatro espigueiros, todos em pedra e assentes num afloramento de granito, datando o mais antigo data de 1782. Os espigueiros são construções graníticas de arquitectura tumular, encimados por uma cruz ou pirâmide, que serviam para guardar as espigas.
Voltar a:
Escapadinhasem Arcos de Valdevez, recomendamos para si...