Viana do Alentejo



Situado na faixa sul do Distrito de Évora, da qual dista cerca de 30 km, o Concelho de Viana do Alentejo é formado pelas freguesias de Viana do Alentejo, Alcáçovas e Aguiar.
A par da sua riqueza patrimonial, quem visita esta localidade, tem ainda a oportunidade de degustar a sua rica gastronomia e doçaria e ainda levar para casa artesanato característico desta região – olaria e chocalhos.



Principais pontos de Interesse em Viana do Alentejo



Viana do Alentejo - Santuário de Nª Sª D’Aires
 

Santuário de Nª Sª D’Aires


Monumento Nacional desde 2012 é talvez o mais importante local de romarias a Sul do Tejo. De planta em cruz latina e arquitetura barroca, este edifício do séc. XVIII, encerra no seu interior a imagem da Senhora D’Aires datada do séc. XV.


Recomendar
1,907
 
Viana do Alentejo - Castelo de Viana do Alentejo
 

Castelo de Viana do Alentejo


Classificado de Monumento Nacional desde 1910, a estrutura militar do séc. XIV, encerra no seu interior a Igreja Matriz, edifício do séc. XVI, destacando-se o seu magnífico pórtico manuelino.


Recomendar
438
 
Viana do Alentejo - Convento da Sra da Esperança
 

Convento da Sra da Esperança


Local de seculares romarias, o antigo Convento Dominicano do séc. XVI, encontra-se a mais de 250 metros acima do nível das águas do mar.


Recomendar
404
 
Viana do Alentejo - Igreja Matriz de Alcáçovas
 

Igreja Matriz de Alcáçovas


Edifício do séc. XVI classificado de Interesse Público, de arquitetura religiosa com 3 naves e 5 tramos em estilo renascentista. Encerra no seu interior o Panteão dos Henriques de Trastâmara tendo sido donatários da Vila cerca de 480 anos.


Recomendar
404
 
Viana do Alentejo - Paço dos Henriques Trastâmara
 

Paço dos Henriques Trastâmara


Conjunto do séc.XV/XVI, classificada de Monumento de Interesse Público. Está associado à celebração de casamentos reais e à assinatura do Tratado de Alcáçovas. Destaque para o seu jardim e Capela do séc. XVII com Orago inicial a S. Jerónimo toda ornamentada em elementos conchoides.


Recomendar
393
 
Viana do Alentejo - Anta de Aguiar
 

Anta de Aguiar


Construção funerária coletiva do Período Neolítico com cerca de 5000 anos. Trata-se de um importante monumento situado a cerca de 300m de Aguiar.


Recomendar
355
 

Voltar a: Escapadinhas





em Viana do Alentejo, recomendamos para si...