Évora merece uma visita apaixonada e oferece marcas do que foi nascendo ao longo dos séculos: igrejas monumentais, praças históricas, casario branco, ruas medievais…
Nos arredores da cidade a natureza abraça trigais e montes, albufeiras e riachos, paisagens solitárias de beleza sem igual… As suas gentes hospitaleiras, o artesanato típico, a rica gastronomia, as tradições, os cheiros e sabores que caracterizam esta bela região esperam por si!
Principais pontos de Interesse em Évora
Esta vila romana situa-se numa pequena elevação, junto da ribeira de Valverde, a 12 quilómetros de Évora. A leste do edifício existe um grande tanque cuja principal função seria o armazenamento de água para abastecer os tanques das termas.
Valverde é uma típica povoação do concelho de Évora, em pleno coração da vasta região Alentejana, no sopé da Serra de Monfurado. Esta pacata povoação rural é caracterizada pelas suas ruas tradicionais Alentejanas de alvo casario animado com faixas coloridas que rodeiam janelas e portas.
O Palácio de D. Manuel é o que resta do grande conjunto palaciano de S. Francisco, pois foi a partir do Convento de S. Francisco que se desenvolveu o novo e grandioso Paço Real de Évora, que passou a alojar a corte e onde teve lugar o casamento do infante D. Afonso, filho de D. João II, com a Infanta Isabel de Castela em 1490.
Uma dezena de monólitos está decorada exibindo relevos ou gravuras. Foi um monumento com funções religiosas e, provavelmente um primitivo observatório astronómico. O monumento está situado na Herdade dos Almendres, propriedade de José Manuel Neves.
A capela dos Ossos, dedicada ao Senhor dos Passos, imagem conhecida na cidade como Senhor Jesus da Casa dos Ossos, impressiona pela expressividade com que representa o sofrimento de Cristo, na sua caminhada com a cruz até ao calvário. É um dos mais conhecidos monumentos de Évora.
Este templo, construído em mármore e granito, é rodeado por colunas coríntias colocadas sobre um pódio que se encontra quase completo. As colunas da fachada desapareceram completamente, restando as seis da retaguarda e algumas das laterais.
Voltar a:
Escapadinhasem Évora, recomendamos para si...