Estremoz



Estremoz está rodeada por dois conjuntos de muralhas, as primeiras do século XIII em redor da vila velha, situada junto ao castelo, e uma segunda cintura de muros fortificados e baluartes erguida para proteger a parte baixa da localidade, durante a Guerra da Restauração (1640-48).



Principais pontos de Interesse em Estremoz



Estremoz - Claustro Convento das Maltesas
 

Claustro Convento das Maltesas


Claustro do Convento das Maltesas situa-se no Convento de S. João da Penitência da Ordem de Malta ou Convento das Maltesas, localizado na freguesia da Santo André, no Concelho de Estremoz. São vários os aspectos arquitectónicos e artísticos que merecem um olhar especial para este edifício.


Recomendar
352
 
Estremoz - Capela da Rainha Santa Isabel
 

Capela da Rainha Santa Isabel


Esta capela é considerada um dos mais notáveis registos iconográficos da tradição lendária isabelina existente em Portugal. O exuberante coro construído em mármore branco exibe uma inscrição latina, de 1808, de agradecimento da população de Estremoz a Santa Isabel por tê-la protegido dos saques resultantes das Invasões Francesas.


Recomendar
318
 
Estremoz - Évoramonte
 

Évoramonte


Evoramonte é uma freguesia do concelho de Estremoz, que tem como nome alternativo Santa Maria. As ruas de Évoramonte guardam um sabor medieval, de paz de espírito e tradição, que tem sobrevivido até aos dias de hoje, rodeada da vasta planície Alentejana que emoldura esta povoação histórica.


Recomendar
310
 
Estremoz - Castelo de Évoramonte
 

Castelo de Évoramonte


Erguido num dos pontos mais elevados da serra de Ossa, no centro da povoação, do alto de seus muros domina-se uma grande extensão em redor, até ao Castelo de Estremoz. O castelo está classificado como Monumento Nacional, tendo beneficiado de obras de consolidação e restauro.


Recomendar
306
 
Estremoz - Castelo de Veiros
 

Castelo de Veiros


O Castelo de Veiros, encontra-se inserido na pacata localidade alentejana de Vieiros, onde o castelo por si só, domina a paisagem. Em posição dominante sobre uma colina escarpada, na Idade Média integrava a defesa composta pelos castelos de Monforte, Campo Maior e de Ouguela.


Recomendar
295
 
Estremoz - Veiros
 

Veiros


Esta pacata povoação apresenta interessantes monumentos como o que resta do seu altaneiro Castelo, a renascentista Igreja Matriz ou Igreja de São Salvador do Mundo, a bonita Igreja de Nossa Senhora da Mileu (século XIII/XIV) ou o belo Pelourinho renascentista construído em 1539.


Recomendar
291
 
Estremoz - Castelo de Estremoz
 

Castelo de Estremoz


Segundo a tradição, terá sido junto ao Castelo de Estremoz que se deu o milagre das rosas, quando a Rainha Santa Isabel, que distribuía esmolas, converteu as moedas em rosas, enganando o rei D. Dinis, que não a queria nessa tarefa de ajuda aos mais necessitados.


Recomendar
257
 

Voltar a: Escapadinhas





em Estremoz, recomendamos para si...