Coimbra é considerada uma das mais importantes cidades portuguesas, devido a infraestruturas, organizações e empresas para além da sua importância histórica e privilegiada posição geográfica no centro da espinha dorsal do país. Coimbra é também referência nas áreas do Ensino e da Saúde. Mantendo firme a vontade de preservação de todo este magnífico património, Coimbra oferece importantes espaços museológicos, considerado mesmo um dos mais importantes museus do País.
Principais pontos de Interesse em Coimbra
O Parque Verde do Mondego é um espaço fantástico inaugurado em 2004 e tem tudo para um bom passeio. O parque estende-se pelas 2 margens do rio Mondego, ligado pela ponte pedonal Pedro e Inês. Este corredor, com quase 4 quilómetros, contempla uma ciclovia de extensão equivalente.
Portugal dos Pequenitos,(e não Portugal dos Pequeninos como popular é incorretamente referido), localiza-se no largo do Rossio de Santa Clara, no distrito de Coimbra. Trata-se de um parque temático concebido e construído como um espaço lúdico, pedagógico e turístico, para mostrar aspectos da cultura e do património português, em Portugal e no mundo.
O edifício, em estilo barroco, constitui-se num importante repositório de arte portuguesa dos séculos XIV a XVIII e alberga os restos da Rainha Santa Isabel, fundadora do mosteiro original.
Anualmente actualizado, incluiu variedades exóticas e portuguesas muito diversificadas. O jardim possui um conjunto interessante de estufas onde são cultivadas plantas das mais variadas partes do mundo: plantas tropicais, subtropicais, e nenúfares gigantes oriundos da zona equatorial da América do Sul.
A Sé Velha de Coimbra é a única das catedrais portuguesas românicas da época da Reconquista a ter sobrevivido relativamente intacta até os nossos dias. Vista do exterior, lembra um pequeno castelo, com muros altos coroados de ameias e com poucas e estreitas janelas. A aparência de fortaleza é comum às catedrais da época e explica-se pelo clima bélico da Reconquista.
A Porta de Almedina era a principal porta de entrada para o castelo; já sofreu várias remodelações e já teve outros usos, hoje ajuda-nos a conhecer melhor a história desta cidade maravilhosa. Esta era possivelmente uma das torres de maior imponência no perímetro da muralha.
Vizinha à Universidade de Coimbra, em sua origem a Sé Nova foi a Igreja do Colégio dos Jesuítas (Colégio das Onze Mil Virgens), que se haviam instalado em Coimbra em 1541. A fachada da igreja está marcada por fortes linhas e possui quatro estátuas de santos jesuítas.
Voltar a:
Escapadinhasem Coimbra, recomendamos para si...