Coimbra é considerada uma das mais importantes cidades portuguesas, devido a infraestruturas, organizações e empresas para além da sua importância histórica e privilegiada posição geográfica no centro da espinha dorsal do país. Coimbra é também referência nas áreas do Ensino e da Saúde. Mantendo firme a vontade de preservação de todo este magnífico património, Coimbra oferece importantes espaços museológicos, considerado mesmo um dos mais importantes museus do País.
Principais pontos de Interesse em Coimbra
Portugal dos Pequenitos,(e não Portugal dos Pequeninos como popular é incorretamente referido), localiza-se no largo do Rossio de Santa Clara, no distrito de Coimbra. Trata-se de um parque temático concebido e construído como um espaço lúdico, pedagógico e turístico, para mostrar aspectos da cultura e do património português, em Portugal e no mundo.
O Parque Verde do Mondego é um espaço fantástico inaugurado em 2004 e tem tudo para um bom passeio. O parque estende-se pelas 2 margens do rio Mondego, ligado pela ponte pedonal Pedro e Inês. Este corredor, com quase 4 quilómetros, contempla uma ciclovia de extensão equivalente.
Anualmente actualizado, incluiu variedades exóticas e portuguesas muito diversificadas. O jardim possui um conjunto interessante de estufas onde são cultivadas plantas das mais variadas partes do mundo: plantas tropicais, subtropicais, e nenúfares gigantes oriundos da zona equatorial da América do Sul.
O edifício, em estilo barroco, constitui-se num importante repositório de arte portuguesa dos séculos XIV a XVIII e alberga os restos da Rainha Santa Isabel, fundadora do mosteiro original.
A Sé Velha de Coimbra é a única das catedrais portuguesas românicas da época da Reconquista a ter sobrevivido relativamente intacta até os nossos dias. Vista do exterior, lembra um pequeno castelo, com muros altos coroados de ameias e com poucas e estreitas janelas. A aparência de fortaleza é comum às catedrais da época e explica-se pelo clima bélico da Reconquista.
A Porta de Almedina era a principal porta de entrada para o castelo; já sofreu várias remodelações e já teve outros usos, hoje ajuda-nos a conhecer melhor a história desta cidade maravilhosa. Esta era possivelmente uma das torres de maior imponência no perímetro da muralha.
Vizinha à Universidade de Coimbra, em sua origem a Sé Nova foi a Igreja do Colégio dos Jesuítas (Colégio das Onze Mil Virgens), que se haviam instalado em Coimbra em 1541. A fachada da igreja está marcada por fortes linhas e possui quatro estátuas de santos jesuítas.
Voltar a:
Escapadinhasem Coimbra, recomendamos para si...