CÁ DENTROLÁ FORAESTILO DE VIDA

Importância da Saúde Mental


Um dos grandes segredos para viver mais saudável e feliz, passa por harmonizar o corpo e a mente, mantendo o equilíbrio entre o bem-estar físico e mental.

Importância da Saúde Mental






Saiba que a Meditação pode rejuvenescer um cérebro de 50 Anos para 25? É o que diz Neurocientista De Harvard.

Os efeitos da MEDITAÇÃO no nosso cérebro tem sido alvo de vários estudos ao longo dos tempos.
Sara Lazar, neurocientista do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School, foi uma das cientistas a analisar os benefícios que a MEDITAÇÃO possuem no nosso corpo.
A conclusão a que chegou foi surpreendente: A MEDITAÇÃO pode literalmente mudar o cérebro de tal forma, que os praticantes de meditação estudados com 50 anos ganharam características cerebrais muito parecidas com pessoas com metade dessa idade.
Surpreendente?

Neste estudo foram envolvidos praticantes com mais de sete anos de experiência e outro grupo de iniciantes, sendo que no final das contas, os meditadores com mais tempo de experiência aumentaram consideravelmente a massa cinzenta em áreas como o córtex auditivo e sensorial, e ainda noutra região cerebral, que é o córtex frontal.

Desta forma, e partindo do princípio que a diminuição do córtex frontal produz o envelhecimento, estas investigações de Sara Lazar levam então à conclusão que é possível retardar a redução das capacidades do nosso CÉREBRO.
Este estudo veio provar que indivíduos com mais de 50 anos possuíam a mesma quantidade de massa cinzenta no córtex frontal, que jovens de 25 anos.

No entanto, e não totalmente convencida dos resultados, Lazar realizou uma segunda investigação (apenas para confirmar os resultados da primeira), em que foram estudados meditadores sem qualquer experiência, num programa intensivo de oito semanas.

Em apenas oito semanas as diferenças cerebrais foram surpreendentes, reforçando ainda a certeza que a meditação causa impacto ainda na aprendizagem, memória e emoções, sendo registada uma redução da amígdala cerebral, uma região associada ao medo e à ansiedade.

Para obter resultados verdadeiros a prática deve ser regular, podendo variar desde 5 a 40 minutos por dia ou mais, se tempo houver.
Esta prática deve ser considerada como o exercício físico: Para se poderem verificar resultados, a prática da MEDITAÇÃO deve ser efetuada regularmente.


Fonte e Inspiração: portalraizes.com